You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.
Ferrilene é uma linha completa dos melhores quelatos de ferro disponíveis (EDDHSA; EDDHA), para atender a condições adversas específicas no solo em que a disponibilidade de ferro é prejudicada. Esses quelatos podem fornecer ferro às plantas na faixa de pH 4 a 10. O quelato aumenta a solubilidade do ferro e facilita o transporte até a raiz da planta, onde o libera rapidamente.
A Valagro fabrica íons quelatizados em sua planta de síntese de quelatos. A capacidade de fabricar diretamente quelatos de ferro é importante, já que permite à Valagro verificar e garantir a qualidade dos produtos. Tais soluções quelatizadas são sempre verificadas e analisadas em nosso laboratório interno antes de serem embaladas e comercializadas. A Valagro é uma das principais fabricantes mundiais de produtos à base de quelato de Ferro, a fim de solucionar a clorose de ferro nas plantas, tudo isso em uma própria unidade fabril de quelatos.
Em 1991, iniciou-se na Valagro (na época chamada Farmer) a construção do novo prédio para a fabricação de quelatos, no qual o trabalho do Químico Leo Giannantonio, atualmente Diretor Global Q-EHS & Compliance, desempenhou um papel decisivo, cobrindo todas as necessidades dos produtores, de suas propriedades rurais e muito mais. Vindos desse setor específico, Giannantonio entendeu que os micronutrientes quelatizados eram fabricados por apenas algumas indústrias no mundo e, embora constituíssem um nicho de negócios, mesmo as pequenas produções garantiam altas margens econômicas.
Ele também conhecia as propriedades daquelas moléculas que aprisionam o nutriente, como as garras (ou quelas) de um caranguejo, transportando-o intacto para a planta e evitando sua solidificação e dispersão no solo. O vencimento da patente da Ciba para micronutrientes quelatizados significava que eles não eram mais caros para manufaturar, mesmo assim poucas indústrias realizavam tal processo.
Giuseppe e Ottorino (fundadores da Valagro) perceberam que seria mais econômico produzir suas próprias soluções, considerando que já tinham as instalações. Na verdade, eles não só seriam capazes de embalar e vender os quelatos, mas também poderiam usá-los para fazer outros fertilizantes, por exemplo, os hidrossolúveis. Ademais, fabricar seus próprios ingredientes garantiria a qualidade que se tornou o mantra da empresa, pois era o único aspecto que o diferenciava. A aposta nos quelatos logo valeu a pena.
A instalação administrada por Pino Codagnone, que imediatamente se tornou sua personificação por ter supervisionado todo o processo de instalação, estava operando em plena capacidade após alguns anos, aumentando significativamente o faturamento. Isso foi ajudado pelo fato de que ampliou a clientela potencial da empresa para outros tipos de indústrias que usam micronutrientes em outros setores de manufatura, levando Farmer a assumir a Siso, com sede em Milão, a mesma fábrica onde Giannantonio trabalhava anteriormente, e se tornar a única empresa italiana a fabricar agentes quelantes. Mais investimentos, mais pesquisa e desenvolvimento, mais receitas, mais lucros: era um círculo virtuoso, um caminho claramente definido que seguia fortalecendo toda a estrutura.
Na monografia da linha Ferrilene você pode explorar o mundo do ferro, que aborda diferentes pontos importantes, como: Ferro, Papel do ferro nas plantas, Clorose de ferro, Quelatos de ferro e, claro, a Linha Ferrilene. O principal objetivo deste trabalho é compartilhar nosso conhecimento sobre quelatos de ferro, que vem crescendo ano a ano permitindo-nos oferecer aos nossos clientes as melhores soluções para clorose de ferro.