You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.
Valagro fornece mais de um milhão de euros para desenvolver projetos de pesquisa no campo da fisiologia e genômica botânica para nutrição de plantas
Valagro, líder mundial em produção e comercialização de bioestimulantes e especialidades nutricionais para plantas, e o prestigiado instituto italiano, Escola Superior Santa Anna de Pisa, renovaram sua parceria para os próximos cinco anos.
A colaboração tem um valor estimado de mais de um milhão de euros no decorrer de um período de cinco anos, da qual mais da metade já é financiada pela VALAGRO e permite o desenvolvimento de projetos de pesquisa na área de caracterização genômica de protótipos ou substâncias derivadas de extratos de plantas ou processos de fermentação, expandindo a plataforma GeaPower® da VALAGRO. Além disso, os estudos a serem conduzidos sobre o efeito das recém-descobertas sequências genéticas, que regulam o comportamento e a expressão de genes nas plantas, são ainda de maior importância.
A colaboração também possibilita um mecanismo de incentivos econômicos para pesquisadores acadêmicos. Esta parceria é de particular importância na Itália, onde os investimentos em pesquisa e desenvolvimento têm sempre sido baixos. Segundo os últimos dados do Eurostat em 2013, a União Europeia investiu 275 bilhões de euros em P&D, o equivalente a 2.02% do PIB da Comunidade, enquanto o investimento italiano foi de apenas 1.25%. Além disso, os investimentos de empresas italianas aumentaram em 6% nos últimos dez anos, e os de organizações sem fins lucrativos em + 1%, enquanto o investimento do governo diminuiu em -3%, e -5% em ensino superior (1).
Por outro lado, nos EUA a colaboração entre as universidades e a indústria tem aumentado significativamente ao longo dos últimos trinta anos, representando não apenas uma convergência de objetivos e abordagens, mas também fisicamente, criando campi onde pesquisadores acadêmicos e empresas trabalham lado a lado em uma base diária (2).
Isto demonstra ainda mais o compromisso da Escola Superior Santa Anna para o avanço da pesquisa científica, o que é fundamental para o futuro do país e da sua economia.
"Estou orgulhoso desta colaboração que se renova com uma universidade tão prestigiada quanto a Escola Superior Santa Anna - disse o Dr. Alberto Piaggesi, Global Research & Development Director da Valagro - este acordo demonstra concretamente o compromisso da VALAGRO em também investir já que estivemos envolvidos neste programa por cinco anos. Isso ainda dá - concluiu Piaggesi - uma maior estabilidade para os pesquisadores, que podem então se concentrar em projetos de pesquisa, sem ter que se preocupar com o que vai acontecer no dia seguinte."
"A parceria pública e privada é uma das oportunidades estratégicas para a inovação tecnológica em um país - disse o Prof. Pierdomenico Perata, Reitor da Escola Superior de Santa Anna e Diretor Científico da colaboração com a Valagro - esta colaboração também proporcionará aos alunos mais brilhantes e doutores a possibilidade de serem selecionados pela VALAGRO para continuar suas carreiras lá." Desta forma - o Prof. Perata concluiu - a Escola Superior Santa Anna está também contribuindo para manter os melhores cérebros na Itália, evitando que eles tenham de buscar oportunidades de trabalho no exterior, que é um fenômeno particularmente prejudicial para todos."
(1) Eurostat, despesas com Pesquisa e Desenvolvimento, por setores de atuação -% do PIB, 2002-2013.
(2) Empresas no Campus, em Nature, 16 de outubro de 2014